Configurando o Arduino no Windows

Como conectar o Arduino no seu computador Windows e rodar o seu primeiro programa

Este tutorial foi traduzido e adaptado das instruções de instalação do site oficial do Arduino, e é disponibilizado sob uma licença Creative Commons CC BY-SA 3.0.

Você deve seguir os seguintes passos:

  1. Obter uma placa Arduino e um cabo USB
  2. Fazer o download do ambiente de desenvolvimento do Arduino
  3. Conectar a placa
  4. Instalar os drivers
  5. Executar o aplicativo do Arduino
  6. Abrir o exemplo "Blink"
  7. Selecionar a sua placa
  8. Selecionar a porta serial
  9. Fazer upload do programa

!1. Obter uma placa Arduino e um cabo USB

Neste tutorial, assumimos que você está usando um Arduino Uno, Arduino Duemilanove, Nano, Arduino Mega 2560, Diecimila ou então um Alevino com o Nanoshield USB. Se você tem alguma outra placa, veja o tutorial correspondente na página do produto.

Você também vai precisar de um cabo USB padrão (conector A para conector B): o tipo de cabo que você conectaria a uma impressora USB, por exemplo. Para o Arduino Nano ou o Alevino com Nanoshield USB, você vai precisar, no entanto, de um cabo com conector A para Mini-B.

!2. Fazer o download do ambiente de desenvolvimento do Arduino

Obtenha a última versão da página de download.

Quando o download teminar, descompacte o arquivo baixado, garantindo que a estrutura das pastas seja mantida. Dê um duplo clique na pasta para abrí-la. Deve haver alguns arquivos e sub-pastas dentro.

!3. Conectar a placa

O Arduino Uno, Mega, Duemilanove, Arduino Nano e o Alevino com Nanoshield USB obtêm energia automaticamente seja da conexão USB ou de um fonte de alimentação externa. Se você está usando um Arduino Diecimila, é preciso configurar a placa para obter energia da conexão USB. A fonte de energia da placa é selecionada com um jumper, uma pequena peça de plástico que se encaixa em dois dos três pinos que ficam entre os conectores USB e de energia. Verifique que ele está nos dois pinos mais próximos da porta USB.

Conecte o Arduino ao seu computador usando o cabo USB. O LED verde de energia (marcado como PWR) deve acender.

!4. Instalar os drivers

Instalando drivers para o Arduino Uno ou Arduino Mega 2560 no Windows7, Vista, ou XP:

  • Conecte a sua place e aguarde até que o Windows inicie o processo de instalação de drivers. Depois de alguns instantes, o processo irá falhar.
  • Clique no menu iniciar e vá até o Painel de Controle
  • Selecione Sistema e Segurança > Sistema > Gerenciador de Dispositivos.
  • Procure na seção "Portas (COM e LPT)". Você deverá encontrar um porta aberta chamada "Arduino UNO (COMxx)".
  • Clique com o botão direito na porta "Arduino UNO (COMxx)" e selecione "Atualizar Driver...".
  • Depois selecione a opção "Procurar software de driver no computador".
  • Finalmente, navegue até a pasta "drivers" dentro do aplicativo do Arduino, na pasta que foi descompactada anteriormente, e selecione o arquivo "arduino.inf".
  • A partir daí, o Windows completará a instalação dos drivers.

Instalando drivers para o Arduino Duemilanove, Nano, Diecimila ou Alevino com Nanoshield USB no Windows7, Vista, ou XP:

Quando você conectar a placa, o Windows deve iniciar o processo de instalação dos drivers, caso você ainda não tenha usado o computador com um Arduino antes.

A janela "Adicionar novo hardware" irá aparecer:

  • Nessa janela, selecione "Não, não agora" e clique em avançar.
  • Selecione "Instalar o driver de uma lista ou um lugar especifico (avançado)" e clique em avançar.
  • Verifique que "Procurar o melhor driver nesses lugares especifícos" está selecionado; deselecione "Procurar em mídias removiveis"; selecione "Incluir este lugar na procura" e vá até o diretório "drivers" do Arduino, dentro da pasta que você descompactou anteriormente (a versão mais atual dos drivers pode ser encontrada no site da FTDI). Depois, clique em avançar.
  • O Windows irá procurar pelo driver e dizer que um "USB Serial Converter" foi encontrado. Clique em finalizar.
  • A janela "Adicionar novo hardware" aparecerá novamente. Siga os mesmos passos, selecionando as mesmas opções e o mesmo diretório. Dessa vez, uma "USB Serial Port" será encontrada.
  • Você pode verificar que os drivers foram instalados clicando no menu iniciar e depois em Painel de Controle > Sistema e Segurança > Sistema > Gerenciador de Dispositivos. Procure por uma "USB Serial Port" na seção "Portas (COM e LPT)".

!5. Executar o aplicativo do Arduino

Dê um clique duplo no aplicativo do Arduino. Se o software do Arduino abrir no idioma errado, você pode mudá-lo na janela de preferências (File > Preferences ou Arquivo > Preferências) - veja essa página do Arduino para mais detalhes. Daqui por diante vamos assumir que o idioma escolhido é o português do Brasil.

!6. Abrir o exemplo "Blink"

Abra o programa de exemplo "Blink": File > Exemplos > 1.Basics > Blink.

!7. Selecionar a sua placa

Você precisa selecionar a opção do menu Ferramentas > Placa que corresponde ao seu tipo de Arduino.

Para o Alevino com Nanoshield USB, use Arduino Nano w/ ATmega328. Para placas Duemilanove com um ATmega328 (veja o texto no chip da placa), selecione Arduino Duemilanove or Nano w/ ATmega328. Anteriormente, as placas Arduino vinham com um ATmega168; para elas, selecione Arduino Diecimila, Duemilanove, or Nano w/ ATmega168 (detalhes das opções do menu de placas estão disponíveis nessa página do Arduino).

!8. Selecionar a porta serial

Selecione o dispositivo serial correspondente à placa do Arduino no menu Ferramentas > Porta Serial. É provável que ele seja COM3 ou maior (COM1 e COM2 são normalmente reservados para portas seriais nativas, e não por USB). Para descobrir, você pode desconectar o seu Arduino e reabrir o menu; a opção que desaparecer deve ser a da placa do Arduino. Reconecte a placa e selecione a porta serial.

!9. Fazer upload do programa

Agora, simplesmente clique o botão "Carregar" no ambiente de desenvolvimento. Espere alguns segundos - você deve ver os LEDs RX e TX na placa piscando. Se o upload for bem sucedido, a mensagem "Transferência concluída." vai aparecer na barra de status. (Nota: Se você possui um Arduino Mini, NG, ou outra placa não mencionada aqui, você pode ter que pressionar fisicamente o botão de reset na placa imediatamente antes de apertar o botão de upload).

Alguns segundos após o upload terminar, você deve ser o LED do pino 13 na placa começar a piscar. Se isso aconteceu, parabéns! Você conseguiu configurar o Arduino e rodar o seu primeiro programa.

Se você tiver problemas, verifique a página de resolução de problemas do site do Arduino.

If you have problems, please see the troubleshooting suggestions.