Configurando o Arduino no Mac

Como configurar o Arduino Uno no Mac e rodar o seu primeiro programa

Este tutorial foi traduzido e adaptado das instruções de instalação do site oficial do Arduino, e é disponibilizado sob uma licença Creative Commons CC BY-SA 3.0.

Você deve seguir os seguintes passos:

  1. Obter uma placa Arduino e um cabo USB
  2. Fazer o download do ambiente de desenvolvimento do Arduino
  3. Instalar o software
  4. Conectar a placa
  5. Executar o aplicativo do Arduino
  6. Abrir o exemplo "Blink"
  7. Selecionar a sua placa
  8. Selecionar a porta serial
  9. Fazer upload do programa

!1. Obter uma placa Arduino e um cabo USB

Neste tutorial, assumimos que você está usando um Arduino Uno, Arduino Duemilanove, Nano, Arduino Mega 2560, Diecimila ou então um Alevino com o Nanoshield USB. Se você tem alguma outra placa, veja o tutorial correspondente na página do produto.

Você também vai precisar de um cabo USB padrão (conector A para conector B): o tipo de cabo que você conectaria a uma impressora USB, por exemplo. Para o Arduino Nano ou o Alevino com Nanoshield USB, você vai precisar, no entanto, de um cabo com conector A para Mini-B.

!2. Fazer o download do ambiente de desenvolvimento do Arduino

Obtenha a última versão da página de download.

Quando o download teminar, dê um duplo clique no arquivo .zip. Isso vai descompactar o aplicativo do Arduino.

!3. Instalar o software

Copie o aplicativo do Arduino para a pasta Aplicativos (ou algum outro lugar no seu computador). Se você estiver usando um Arduino Uno ou Mega 2560, você não precisa instalar nenhum driver. Vá para o próximo passo.

Se você estiver usando um Arduino Duemilanove, Diecimila, Nano, um Alevino com Nanoshield USB ou qualquer outra placa que possua um chip da FTDI como esse aqui:

você precisará instalar os drivers para o chip FTDI. Você precisará baixar a versão mais nova dos drivers no site da FTDI. Após fazer o download, dê um clique duplo no arquivo e siga as instruções do instalador. Você precisará reiniciar o computador após a instalação.

!4. Conectar a placa

O Arduino Uno, Mega, Duemilanove, Arduino Nano e o Alevino com Nanoshield USB obtêm energia automaticamente seja da conexão USB ou de um fonte de alimentação externa. Se você está usando um Arduino Diecimila, é preciso configurar a placa para obter energia da conexão USB. A fonte de energia da placa é selecionada com um jumper, uma pequena peça de plástico que se encaixa em dois dos três pinos que ficam entre os conectores USB e de energia. Verifique que ele está nos dois pinos mais próximos da porta USB.

Conecte o Arduino ao seu computador usando o cabo USB. O LED verde de energia (marcado como PWR) deve acender.

Se você estiver usando um Arduino Uno ou Mega 2560, uma caixa de diálogo irá aparecer dizendo que uma nova interface de rede foi detectada. Clique em "Preferências de Rede...", e quando abrir, simplesmente clique em "Aplicar". O Uno ou Mega 2560 irá aparecer como "Não Configurado", mas estará funcionando corretamente. Feche as Preferências do Sistema.

!5. Executar o aplicativo do Arduino

Dê um clique duplo no aplicativo do Arduino. Se o software do Arduino abrir no idioma errado, você pode mudá-lo na janela de preferências (File > Preferences ou Arquivo > Preferências) - veja essa página do Arduino para mais detalhes. Daqui por diante vamos assumir que o idioma escolhido é o português do Brasil.

!6. Abrir o exemplo "Blink"

Abra o programa de exemplo "Blink": File > Exemplos > 1.Basics > Blink.

!7. Selecionar a sua placa

Você precisa selecionar a opção do menu Ferramentas > Placa que corresponde ao seu tipo de Arduino.

Para o Alevino com Nanoshield USB, use Arduino Nano w/ ATmega328. Para placas Duemilanove com um ATmega328 (veja o texto no chip da placa), selecione Arduino Duemilanove or Nano w/ ATmega328. Anteriormente, as placas Arduino vinham com um ATmega168; para elas, selecione Arduino Diecimila, Duemilanove, or Nano w/ ATmega168 (detalhes das opções do menu de placas estão disponíveis nessa página do Arduino).

!8. Selecionar a porta serial

Selecione o dispositivo serial correspondente à placa do Arduino no menu Ferramentas > Porta Serial. No Mac, ele vai ser algo parecido com /dev/tty.usbmodem (para o Uno ou Mega 2560) ou /dev/tty.usbserial para placas que usam o chip da FTDI.

!9. Fazer upload do programa

Agora, simplesmente clique o botão "Carregar" no ambiente de desenvolvimento. Espere alguns segundos - você deve ver os LEDs RX e TX na placa piscando. Se o upload for bem sucedido, a mensagem "Transferência concluída." vai aparecer na barra de status. (Nota: Se você possui um Arduino Mini, NG, ou outra placa não mencionada aqui, você pode ter que pressionar fisicamente o botão de reset na placa imediatamente antes de apertar o botão de upload).

Alguns segundos após o upload terminar, você deve ser o LED do pino 13 na placa começar a piscar. Se isso aconteceu, parabéns! Você conseguiu configurar o Arduino e rodar o seu primeiro programa.

Se você tiver problemas, verifique a página de resolução de problemas do site do Arduino.