Setup & Loop

! Introdução

Começaremos do mais básico. Esse primeiro tutorial apresentará os primeiros conceitos para programar em Arduino.

Existem milhares de códigos diferentes feitos para o Arduino, porem todos eles seguem sempre uma mesma estrutura com duas seções principais chamadas de Setup e Loop.

! Anatomia de um Programa para Arduino

Quando você abrir o programa do Arduino, aparecerá a seguinte tela. Nela podemos notar as seções Setup e Loop: IDE

Programa para Arduino

! Setup

O Setup é uma seção obrigatória de um programa para Arduino. A declaração da função Setup é realizada da seguinte forma:

 
void setup()
{
// Linhas de código do setup
}

Qualquer código que estiver dentro do setup (), ou seja, entre chaves ({ }) é executado uma única vez no início do seu programa.

Essa função é útil para configurar o Arduino, é aqui por exemplo que você coloca as configurações iniciais, como por exemplo se um LED começa desligado ou ligado, quais são os pinos de entrada e saída, entre outras coisas. Você vai entender esse conceitos nos próximos tutorais.

Você pode explorar mais a função setup() na página do Arduino

! Loop

Assim como a seção Setup, o Loop também é obrigatório em um programa para Arduino. A sua declaração é feita da seguinte forma:

 
void loop()
{
// Linhas de código do loop
}

A grande maioria do seu código será executado dentro dessa seção. Após a execução do setup(), o loop() é iniciado. O programa começa logo após a abertura da chave ({), e o processador vai executando as linhas de código até chegar na chave de fechamento (}). Uma vez chegado ao fim, ele pula de volta para a primeira linha do loop e começa tudo de novo.

A função loop () será executada para sempre, ou até que você faça upload de um novo código, reiniciando o processo. Ela também pode ser reiniciada resetando o Arduino (através do botão de reset por exemplo).

Você também pode explorar mais a função loop() na página do Arduino

Em complemento a esse material você também pode acessar esse link.